Novembro 2020

LIBERAR A RESPIRAÇÃO PARA VIVER MELHOR

Novembro 2020

LIBERAR A RESPIRAÇÃO PARA VIVER MELHOR

A respiração é sem dúvida a ação mais importante para nos manter vivos. É muito fácil perceber isso! Sem comida e água conseguimos viver ainda por alguns dias, mas sem respirar não conseguimos passar de 5 minutos com vida!
Diante dessa realidade seria de se esperar que déssemos muita importância à qualidade de nossa respiração, buscando mantê-la livre, ampla e eficiente.

No entanto, isso não é o que acontece. As pessoas não têm a menor percepção de sua respiração e também do seu corpo. A atenção está demasiadamente voltada para o exterior. Estamos desconectados do que sentimos e de como estamos! Esse é um grande problema, pois aquilo que não é percebido não pode ser ajustado. E assim, sem consciência de nossa postura e também de nossos sentimentos, acumulamos tensões que vão se consolidando no corpo, ou melhor, em nossa miofáscia, criando rigidez, desequilíbrio, que restringem nosso movimento respiratório, impactando a liberdade e a plenitude de nossa respiração!

Aquilo que não é percebido não pode ser ajustado.

É preciso entender que a respiração, além de nos manter vivos, também é um poderoso instrumento para regular nosso Sistema Nervoso Autônomo, nos ajudando a sair do estado de stress e ansiedade nos trazendo para um estado de relaxamento, no qual o corpo consegue efetuar o seu trabalho interno de cura e reparação, promovendo nossa saúde e bem-estar. Mas para isso, ela precisa ter condições de acontecer livremente no corpo, ou seja, os containers abdominal e torácico precisam conseguir se expandir sem restrições tridimensionalmente, permitindo assim que o diafragma possa se movimentar de forma eficiente, favorecendo a ativação do Nervo Vago, o nervo chefe do sistema parassimpático, que nos coloca no modo “relaxar”.

Em outras palavras, a respiração precisa ter liberdade para acontecer, e para isso, o corpo precisa estar disponível para se movimentar! A miofáscia, isto é, os músculos e a Fáscia, ao redor dos containers abdominal e torácico, precisam responder bem se deslizando e se esticando, para que a expansão interna aconteça! Os pulmões possam se encher, o diafragma se expandir e os órgãos viscerais descerem!
Um corpo que respira bem sem dúvida é um corpo mais equilibrado, mais relaxado e que abriga uma mente mais calma!
Precisamos sair do modo fazer e começar a entrar no modo estar e sentir! Voltar a atenção para nosso corpo e ouvir o que ele nos diz!

Já temos estímulos estressantes demais ao nosso redor, no nosso dia a dia que nos levam a tencionar, contrair e fechar o corpo, e claro, fechar nossa respiração!
No Método Ayama trabalhamos exatamente o contrário, oferecendo estímulos de relaxamento, aguçando a conexão mente-corpo, favorecendo a percepção de tensões desnecessárias e o liberar dessas tensões, abrindo o caminho para que a respiração aconteça livremente! Um corpo que respira bem, se move bem!
Aprendemos a ser parceiros do corpo! Fazemos nossa parte, ajudando o corpo a respirar melhor e, com isso, ele nos responde com saúde e bem-estar!
É o trabalho pela expansão e pelo relaxamento que restaura o equilíbrio físico e mental!

E então? Como está sua respiração?

Receba novidades sobre os próximos cursos.

    Seus dados estão seguros com nossa política de privacidade.